www.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.ws
sexta-feira, 22 de maio de 2009

Aromaterapia



Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. é uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Os óleos essências de Aromaterapia são óleos extraídos de plantas da qual tem sido usado por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos ter sido descoberto. Os óleos essenciais exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito. Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono. Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele. Mesmo se as essências forem usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. É preciso ter cuidado quando usando os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correta, são seguros. Alguns óleos são perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado.Use uma quantidade pequena de qualquer óleo em qualquer tipo de tratamento. Para aplicar massagens, dilua 3% do óleo essencial escolhido em óleo vegetal. Por exemplo, use 3 gotas de óleo essencial para cada colher de chá de óleo vegetal. Para banhos, muito cuidado deve ser tomado, já que os óleos tendem à flutuar em vez de serem diluídos. Os óleos podem irritar a pele quando são usados em quantidades excessivas, dependendo do tipo de pele. A quantidade recomendável para ser usado em banhos é de somente 2 à 3 gotas. Óleos derivados de plantas picantes como a de Clove e Nutmeg, deverá ser evitado de serem misturados juntos. Quando preparando banhos para crianças ou bebês, não excidir mais de 3 gotas de óleo essencial. Lembre-se sempre de diluir qualquer tipo de óleo antes de serem usados em banhos. Para inalações, 1 gota de óleo essencial pode ser suficiente, e 3 gotas podem ser usado no máximo. Antes de preparar uma inalação, sempre experimente uma gota de óleo essencial primeiro antes de adicionar mais.
Deixar o clima da sua casa propício para o relaxamento, para que as energias possam fluir, coloque incensos, velas e capriche na decoração zen, esa é uma dica importantíssima na preparação da casa, no seu dia-a-dia, na sala de estudo, no cantinho da meditação, para receber amigos...
Esses aromas, perfumes e cheiros fazem parte da nossa vida, mesmo que você não acredite na aromaterapia, mas esses cheirinhos são, minimamente deliciosos, que nos remete as interessantes lembranças - Ah !! você nem precisa ir longe não...mas pense - ou sinta o cheiro: quando começa a chover: aquele cheirinho de terra molhada, de grama molhada, não te remete a nada? E o cheirinho dos ingredientes que compõe a química da preparação do arroz nosso-de-cada-dia? O aroma do cafezinho...dos vinhos... do perfume
Faça então essa viagem: que tal pensar numa sala,num cantinho pra meditação, utilizando alguns recursos básicos da decoração: velas, tapetes, almofadas, incensos, elementos esotéricos, plantas, iluminação controlada...enfim, abuse da decoração zen, pois mal não faz!
Preste atenção no que é Aromaterapia, Aromatologia e Osmoterapia e vamos aprender um pouco sobre os aromas!



AROMATERAPIA

É a utilização de óleos essenciais para o equilíbrio físico, emocional, mental e energético. Pode ser como tratamento preventivo ou complementar.Sua eficácia vem sendo comprovada desde a Antiguidade. Existem manuscritos que comprovam a extração e o emprego dos óleos essenciais pelos povos do Egito e da China há mais de 6 mil anos, já os romanos utilizaram em banhos públicos no apogeu do Império Romano, mas só a partir da década de sessenta que o uso dos óleos essenciais se difundiu profundamente por todo o mundo.
Óleos essenciais são substâncias aromáticas naturais, extraídas de raízes, cascas, galhos, folhas, flores e sementes das plantas. Cada óleo essencial possui o princípio ativo da planta concentrado. Têm propriedades terapêuticas específicas e de amplo espectro.


AROMATOLOGIA


É a utilização de essências para aromatizar, perfumar a residência ou local de trabalho, sendo que a mesma não possui propriedade terapêutica


OSMOTERAPIA

É a terapia que age através das energias despertadas pela vibração dos odores e aromas. Por exemplo, uma vela ou incenso magnetizado com determinado aroma pode despertar uma energia peculiar no ambiente onde está aceso. Conforme a essência do perfume desperta uma certa atração (almíscar) ou repelência (citronela). Obviamente, a utilização dos aromas não substitui a prática da meditação, apenas funcionam como mecanismo de concentração ou dinamização de energias.


Acácia – Conhecida popularmente como “esponjinha” por sua forma, seu perfume facilita a meditação sobre a saúde e os negócios.


Alecrim – Exala odor agradável e forte, tem efeito calmante além de ser um purificador de ambiente. Muito usado como medicamento e como condimento.


Alfazema (Lavanda) – Favorece a prática da meditação por ter perfume suave e envolvente, é indicado também para limpezas e purificação de miasmas astrais.



Almíscar – Substância animal de odor muito ativo e perfumado, por atuar na esfera de nossa libido proporciona romances. Para a Cabala representa o princípio da Sabedoria Ideal Divina. No Oriente é o princípio masculino, o yang. Por ser uma energia dinâmica também ativa o Chakra Frontal ou Ajna (Terceiro Olho), trazendo-nos uma nova consciência.


Âmbar – Por ser uma substância sólida é uma energia de base, propícia para a união do homem com Deus. Na doutrina cabalística representa a fonte de tudo. Na filosofia iogue essa essência é utilizada para alcançar a meta da evolução espiritual humana ou para dar início a uma atividade que requer coragem ou autoconfiança. Estimula o centro psicossensorial coronário.



Arruda – Muito aromática, atuante na limpeza psíquica e física. Fortalece a áurea, protegendo-a, além de afastar energias negativas como a inveja.


Bálsamo – Sua fragrância propicia inspiração, conforto e calma. Muito usada na medicina caseira com óleo de massagem por ter um efeito relaxante.



Baunilha – De cor laranja-avermelhada estimula a função mental para exaltar a devoção pelo Divino. Estimula a meditação para obter paciência, paz e tolerância.Bergamota (Tangerina) – Estimulante da inspiração e da revelação. Ideal para despertar talentos artísticos ou criativos.
Calandre – Flor amarela com aroma propício para estudos, facilita a concentração pois seu aroma atua no centro coronário.


Camomila – Eleita pela farmacopéia por ter um efeito calmante, ideal para dormir, cultivar bons sonhos e para relaxar.


Canela – Estimulante de apetite e muito saudável para o corpo. Seu aroma possui uma energia que age no intelecto humano equilibrando o corpo, o meio ambiente e a consciência. Quando direcionada aos negócios traz contentamento em transações comerciais ou em atividades de expansão.


Cânfora – Substância cristalina largamente utilizada em farmacologia. De aroma fresco, sua fragrância estimula as experiências psíquicas ou místicas. Atua no biorritmo, na intuição e na emoção, causando efeitos de purificação, sincronismo e harmonização.


Cedro – Árvore sólida e frondosa com irradiação forte, o bastante para causar a sensação de um porto seguro, proporcionando segurança e purificação. Na Cabala representa a misericórdia ou a nossa necessidade de crescimento espiritual.


Citronela (Erva-cidreira) – Seu aroma cítrico semelhante ao limão causa um efeito de repelência, inclusive contra insetos.


Cipreste – Representa a energia do Universo e atua tanto na lógica como na intuição, facilitando a concentração, interação e firmeza. Apenas o óleo de cipreste é indicado para meditação, pela sua pureza, visto que os incenso sofrem alteração em seu valor aromático por conterem enxofre e madeira.


Cravos – O cravo-da-Índia é indicado para limpeza astral. O cravo-de-amor com suas flores alvas e ornamentais é bom para meditar na busca da outra metade da alma.
Dama da Noite – Arbusto ou trepadeira de flores brancas, com perfume forte e envolvente, ativa a imaginação e facilita encontros amorosos.


Erva Doce – Também conhecida como anis é utilizada para chá para combater gases e cólicas. Seu aroma doce e atraente é calmante eficaz que evita a insônia.


Eucalipto – De largo uso medicinal por seu aroma atuante no sistema respiratório, é uma essência ativa na esfera da renovação.


Hortelã (Menta) – Atuante na esfera da justiça restabelece equilíbrio e harmonia. Por seu aroma refrescante acalma e propicia um bom julgamento sobre uma questão.
Jasmim – Atua diretamente no inconsciente, nos sonhos e na imaginação. Mantém propriedades sugestivas, criativas e ilusórias.


Lírio do Vale – Ideal para orações ou meditações ligadas ao despertar da intuição ou para a obtenção da pureza.


Lótus – Da esfera da energia solar acalma e harmoniza o ambiente trazendo luz, paz e amor. O incenso de Flor de Lótus é usado para facilitar a meditação do iniciado na busca do auto-conhecimento.


Maçã Verde – Ajuda na elevação espiritual e no amor. Bom para a saúde e para harmonia com os animais.Madeira do Oriente – Assim como a madeira é ideal para dar força e vigor ao fogo, sua energia proporciona para nós força e sucesso.


Mel – Seu efeito está sempre ligado a prosperidade. Sua energia anti-séptica funciona no combate de miasmas astrais, propicia-nos assim uma vida doce e agradável.


Mirra – Representa a compreensão pura, é a essência feminina do Cósmo. É o incenso do princípio da forma e da manifestação da alma pura. É o desatar do nó entre a mente e a alma. Segundo a bíblia, a mirra, o olíbano e o ouro foram os presentes oferecidos pelos três reis magos a Jesus.


Olíbano – Representa o princípio do Eu superior e da transcendência. É a luz da consciência que sacrifica desejos pessoais em detrimento da realização espiritual. Na Cabala é a essência de divindades solares como Apollo, Cristo, Mitra, Krishna, Osíris e Buda.


Patchouli – Atuante na esfera terrena do plano fenomênico, essa energia é ligada às sensações físicas e aos complexos do subconsciente. Na Cabala simboliza a estabilidade e a firmeza, mas também a paciência para o iniciante em magia.


Rosa – É a mais perfeita das flores por isso proporciona harmonia no amor, ternura na fé e paz no espírito.Sândalo – Energia feminina que inclui atração, beleza, fecundidade, casamento, raciocínio dedutivo e sensualidade.

0 comentários:


 
© 2008 *By Templates para Você*