www.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.wswww.bigoo.ws
sábado, 23 de maio de 2009

O poder das ervas



Não foi em vão que Deus proveu a natureza tão rica e variada flora medicinal.
"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente (...). E viu Deus que era bom" ( Gn 1:11,12)" E o seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio". (Ez 47:12)
TRADIÇÃO MILENAR Acredita-se que o chá foi inventado pelo imperador chinês Shen Nung há cinco mil anos. Shen fervia uma vasilha de água sem perceber que ali havia folhas. Com a ebulição da água, ele sentiu o cheiro agradável e provou a bebida. O chá foi trazido ao Ocidente pelos navegadores do século 16, de volta de aventuras pelo Oriente. Já o famoso "chá das 5 h da tarde" inglês surgiu no século 19, uma invenção da duquesa de Bedford para relaxar e papear com as amigas.


Ervas

Abacateiro - Muito usado nas doenças do fígado, dos rins da bexiga e reumatismo. Excitante da vesícula biliar, balsâmica, carminativa, vulneraria, emenagoga, grande diurético, útil também para cólicas histéricas e febres intermitentes, constituindo a base de medicamentos que combatem, a bronquite e inclusive tuberculose.

Agrião - Comprovada utilidade na atonia intestinal, raquitismo, escrofulose e afecções escorbúticas, bronco-pulmonares e da pele, desobstruíste do fígado em cataplasma. Propriedades antidotas dos efeitos tóxicos da nicotina.


Alcachofra - Moléstias do fígado e dos rins, antitóxico, combate o excesso de colesterol e da úrica; arteriosclerose, urticária.Faz baixar a preso arterial.
Alecrim - Serve como estimulante também condimento. Aromático, anticéptico, colagogo, estimulante, emenagogo, antispasmótico e narcótico. Suas flores só úteis no tratamento da asma, da coqueluche, da fraqueza, gripe, etc.

Alfafa - Combate o escorbuto e raquitismo. Usado na falta de apetite, má digestão, visceral, afecções nervosas e cistites. Excelente energético e reconstituinte do organismo.

Alfavaca - Carminativo, diurético, sudorífera, estimulante, antiespasmotico, empregado nas doenças do aparelho respiratório. Bom para a tosse.

Alfazema - Diurético, estimulante, antiespasmotico carminativo. Externamente, como anticéptico e cicatrizante.

Algodoeiro - Anti-hemorrágico; regras excessivas, menorragias, emenagogo, facilita os trabalhos de parto.

Alho - Usado contra a ulcera, vermes, escorbuto, hidropisia, pedras na bexiga, febre.

Alface - Eficaz contra insônia, pessoas excessivamente nervosas, palpitações do coração, nevralgias intestinais, reumatismo, hipocondria, espermatorria e priapismo.


Amor do Campo - Afecções das vias urinárias, blenorragias, doença renais.Amoria - Adstringente, usado em gargarejos e bochechos, nas anginas, gengivites e aftas. Antidiarreico.


Angélica - Tem efeitos depurativos, diuréticos, estomacais, combatendo clicas e gases, tânico, emenagogo, carminativo, excitante e antispasmotico.

Arruda - Estimula os órgãos genitais femininos, facilitando a menstrual, excelente calmante para nervos.

Aroeira - Depurativo, emenagoga, diurética, vulneraria, antidiarreica, antileicorrica, febrífugo, adstringente, balsâmico, útil nas feridas, tumores e infamações. Preconizada contra o reumatismo e as ínguas, e internamente, como purgativa e muito útil nas moléstias das vias respiratórias (bronquites) e urinárias.

Artemisia - Emenagogo, na atonia uterina, febrífuga, antispasmotico.Avenca - Expectorante, sudorífero, usado nas gripes e bronquites.
Babosa - Uso externo: inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, quedas de cabelo, calos, rugas, sangramento do mamilo, laxante internamente e deve ser evitado por grávidas.

Boldo - Moléstias hepáticas, prisão de ventre, facilita a eliminação da uréia, promove a digestão.

Cabelo de Milho - Age como diurético. Excelente para rins, nefrites, cistites, combate cálculos renais.


Cactus - Para males do coração, palpitações cardíacas (sem debilitar o sistema nervoso). Útil também na bronquite crônica e dores de cabeça.

Cajueiro - Antidiabético de muito valor, anti-hemorrágico.

Calêndula - Para uso externo cicatrizante, adstringente, clareia manchas.

Camomila - Dores de estômago, cólicas intestinais, má digestão, cólicas das crianças e nevralgias, usado externamente em lavagens vaginais e clareador de cabelo.

Canela Preta - Enterites, cólicas, inflamações intestinais.


Canforeira - Excitante, estimulante, expectorante. Externamente no reumatismo.

Capim cidro - Calmante,Capororoca - Útil nas moléstias crônicas da pele.


Carqueja - Amargo, febrífugo, especifico da m digestão, enterites, aparentes.

Canaúba -É vantajoso substituto da salsaparrilha. A raiz da carnaúba é diurético. Usa-se para combater a hidropisia, o reumatismo e a sífilis.


Casca de Laranja Amarga - Estomacal, estimulante. Gastralgias e dispepsias.Casca Preciosos - Tônico estimulante, males do estômago e reumatismo. Externamente em banhos (no reumatismo).

Cascara Sagrada - Prisão de ventre no qual especifico, ingurgitamento do fígado.

Cássia - Laxativo e descongestionante, colites, diarréias e hemorróidas, especifico da erisipela.

Castanha da índia - Indicada para flebites, ativa a circulação periférica eliminando varizes e hemorróidas. Proporciona grande alivio na sensação de cansaço e dor nas pernas.

Catuaba - Tônico por excelência, empregado com muito sucesso na impotência sexual. Diurético muito ativo.

Cavalinha - Remineralisante indicado nas tuberculoses pulmonar e renal, diurético suave, eliminador de ácido úrico.

Dente de Leão - Para problemas de fígado, icterícia, diurético, tem efeito depurativo do sangue.

Erva Cidreira (Melissa) - Calmante. Erva Doce - Digestiva, combate gases, flatulências, clicas abdominais, calmante, tosse seca.

Espinheira Divina ou Santa - Antiácido muito poderoso empregado com grandes resultados nas ulceras gástricas, nas moléstias do esmago, e externamente aplicada nas feridas e ulceras. Tem um resultado maravilhoso nos males hepáticos e renais. Normaliza as funções gastro-intestinais.

Estigmas de Milho - Diurético de grande poder empregado na retenção de urina.

Eucalipto - Desinfetante das vias respiratórias, febrífugo, balsâmico, emprega-se também nas lavagens intestinais e irritações vaginais. Queimado, desinfeta o ambiente.

Funcho - Aromático, Carminativo, Clicas fraudulentas Garra do diabo - Tem ao antiinflamatória, alivia a dor nas articulações e em todos os casos de reumatismo, artrite e gota.

Gengibre - Estimulante, carminativo, empregado nas dispepsias.Gervo - Afecções crônicas do fígado. Gripes e resfriados.

Gingko Bilobae - Melhora as propriedades fluídicas do sangue, oxigenando melhor os tecidos. Usado para cafalias, vertigens, labirintite, perda de memória e atua prevenindo o envelhecimento precoce0.

Ginseng - Tônico para o organismo em geral, bioestimulante, combate depressões, fraquezas, indisposições e cansaços. Renova o corpo perturbado pelo stress.


Girassol - Amassam-se as sementes e empregam-se tópiacamente em contusões, esfoladuras, golpes, feridas, úlceras, assim como as folhas são para o mesmos fins.

Goiabeira - Diarréias, flores brancas. Externamente em gargarejos.

Graviola - Usado em regimes para emagrecer.

Guaraná - Um dos maiores tônicos vegetais. Tônico, renovador da flora intestinal, tônico cerebral, tônico circulatório, preventivo da esclerose, remédio soberano da enxaqueca, afrodisíaco suave. Aconselhado no verão para prevenir insolações.

Hamamelis - Circulação, caspa e seborréia.


Hortelã - Calmante, para insônia, câimbras, digestão difícil, cólica intestinais flatulenta, vermes, tonturas e tosse. Nas dores de cabeça tomar 1 xícara de chá forte e deitar-se por cerca de 15 a 20 minutos. Externamente em lavagens e banhos no prurido vaginal.


Ipê preto ou roxo (Pau DArco) - Remineralizante do organismo, vegetal de muito valor, indicado nas congestões hepáticas e ultimamente experimentado nos casos de câncer, com sucesso. Auxiliar no tratamento de infecções e infamações. Atua sobre a circulação, vias respiratórias e sistema gástrico.

Jaborandi - Sudorfico, indicado nas paralisias renais, nas gripes e bronquites, nas intoxicais úricas, nas hidropisias renais. Externamente usa-se como bom tônico capilar.

Jambolão - Nos diabetes. Nenhum outro remédio produz em tão alto grau a diminuição e o desaparecimento do acar na urina.

Laranjeira (folhas) - Calmante do sistema nervoso.

Linhaça - Desobstruente, digestivo, emoliente, externamente em cataplasma nas inflamações.

Losna - Estomacal, antifebril, vermífugo.

Louro - Hepático, desobstruente.

Ma seca - Ajuda a emagrecer e combate problemas digestivos. Muito aromático. A semente da ma em forma de chá - equilibra e evita sintomas da menopausa.

Macela - Estomacal, diurético empregado nas clicas intestinais, nas dores de estomago e nas indigestões. Externamente grande remédio para lavar feridas e ulceras e para banhar os pés contra os suores fétidos.

Malva - Para a tosse, causada pela irritação da traquéia ou da laringe. Favorece a expectoração do catarro e combate a inflação das vias respiratórias. Empregado como tópico, emoliente, em gargarejos para anginas, abscesso da gengiva ou da boca, nas feridas inflamadas ou em lavagens nas inflamações dos intestinos. Para crianças pedaços da raiz se mascado favorece o desgaste da pele onde os dentes estão rompendo, alivia a dor.

Manjericão - Estimulante antiespasmodico, dispepsias nervosas, para amadurecer espinhas, furúnculos e antrazes e nas picadas de insetos.

Maracujá - Ver passiflora.Marapuama - O seu valor mundialmente reconhecido como um dos mais enérgicos tônicos nervinos. Eficaz na fraqueza nervosa, paralisias, e na impotência sexual. Externamente misturado com óleo de mocotó constitui um remédio de grande valor para massagens nas paralisias.

Mastruz - Especifico das tosses catarrais um grande tônico pulmonar, muito indicado na anemia, no raquitismo, na escrofulose, antiescorbútico. De grande proveito para as crianças.

Melissa - Tônico amargo antiespasmodico e estomacal. Muito empregado no fastio, nas digestões laboriosas, no histerismo e como sedativo nos estados de nervosismo.

Nogueira - Sífilis, reumatismo, escrofulose, linfatismo.

Noz Moscada - Carminativo, facilita a digestão, combate os gazes.

Passiflora (Maracujá) - Calmante e sedativo. Usa-se com vantagem na insônia, em todos os estados nervosos e nas tosses. Abaixa a pressão.

Pata de vaca - Diurético e de ao nos diabetes.

Pitanga - Diarréias, colites, desarranjos intestinais.

Poejo - Cólicas estomacais e intestinais onde age como sedativo e carminativo. Tosses e bronquites. Pode provocar o aborto
Quebra pedra - Combate às areias e cálculos renais, alivia as dores e clareia a úrina. Tem pouco efeito diurético.

Raspa de juá - Expectorante, sudorífero, anti-gripal. Eliminador de caspa e tônico capilar.

Rosa branca - Laxativo suave, empregado nas prisões de ventre infantis. Externamente para lavagens dos olhos para combater inflamações.
Salsa - Diurético e estimulante gástrico, tosse, asma, amenorréia, desmemoria e conjuntivite.

Salvia - Tônico e estimulante do sistema nervoso, usado nas dispepsias por atonia gastro-intestinal e nos suores noturnos.

Semente de linhaça - Combate prisão de ventre, inflamações da bexiga e da próstata. Analgésica e antiinflamatória.

Sene - Laxativo e purgativo.

Sete sangrias - Anti-sifiltico, antifebril, muito empregado como diurético nas inchações das pernas. Para a pressão alta.








0 comentários:


 
© 2008 *By Templates para Você*